À procura da felicidade
O que é ser-se feliz?
Não é fácil responder, pois não existem fórmulas mágicas, rápidas e imediatas. A felicidade é um caminho que precisa de ser construído por cada um de nós.
Um caminho que, por vezes, pode ser doloroso e que implica, por um lado, tomar consciência das vulnerabilidades e fragilidades individuais e, por outro, comprometermo-nos com ações que, aceitamos como boas, mas que exigem uma força de vontade e coragem que por vezes esquecemos, ou achávamos que nem tínhamos.
Que difícil é este caminho quando tudo à volta parece desconhecer que este conceito existe!
A felicidade não é algo que simplesmente acontece. Todos temos o poder de fazer pequenas mudanças no nosso comportamento, no ambiente à nossa volta e nas nossas relações que podem colocar-nos no caminho para uma vida mais feliz. Mas temos de entender e aceitar que não controlamos tudo o que acontece e que isso é mesmo assim.
Mas afinal o que é a felicidade?
Todos queremos ser felizes, mas poucos sabemos o que é a felicidade e como se constrói. Ora, este é um conceito que não é consensual. Porém, todas as definições revelam dois denominadores comuns:
1. a felicidade envolve emoções agradáveis;
2. a felicidade é caracterizada por sentimentos de contentamento e satisfação com a vida ou com a situação atual.
Posto isto, no caminho para a felicidade (assim como todos os caminhos da nossa vida), os momentos de paragem são fundamentais. Por exemplo, estar em contacto com a Natureza é fantástico.
Bom Caminho!